segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Teoria da evolução



O nascimento de Charles Darwin esta comemorando 200 anos e com ele os 150 anos do lançamento de sua maior obra o livro, A Origem das Espécies, onde conta a sua teoria da evolução não só humana mais também de qualquer ser vivo na Terra.
Os criacionistas que acreditam que o homem e o resto do mundo teriam vindo de uma divindade como diz a bíblia e essa publicação deu inicio a eterna briga entre eles e os evolucionistas que apóiam o pai da evolução.
A teoria da evolução começou no quintal da casa de Darwin onde ele pesquisou, catalogou e classificou tudo que o moveu a escrever uma serie de livros onde não só contam a evolução, mais também seus estudos em geral como o das emoções faciais, as estações das plantas e o comportamento das pessoas por onde passou na sua visita a todos os continentes.
Confira a entrevista do professor de genética Steve Jones á revista VEJA, onde conta o que acha disso tudo.
VEJA pergunta;
Como Darwin conseguiu, valendo-se apenas da observação simples, explicar fenômenos naturais que só tiveram confirmação científica definitiva recentemente, com a genética moderna?
Darwin era um homem com uma teoria, o maior atributo de uma cientista. Durante sua viagem á America do Sul, ele observa a natureza com perspicácia, mas não tinha uma teoria. Só depois que voltou à Inglaterra e concebeu uma ideia original Darwin pôde juntar os diferentes fenômenos observados durante sua vida e dar-lhes uma unidade.
Todos os livros que escreveu depois de A Origem das Espécies são complementos de luxo à obra famosa que inaugurou as ciências biológicas.


Que relevância teve a passagem de Darwin pelo Brasil para sua teoria da seleção natural?
O que ele viu no país está no centro de suas conclusões. Ao contrário do que se costuma dizer,  o Brasil e o Chile foram muito mais importantes para sedimentar o conhecimento que resultou na teoria da seleção natural do que as Ilhas Galápagos. Darwin passou cinco semanas em terra firme apenas durante metade do tempo. Sua estada no Brasil durou vários meses.


O que Darwin diria sobre a psicologia evolutiva, uma área de estudo inspirada na teoria da seleção natural?
Creio que, assim como eu, ele teria um pé atrás com esse tipo de estudo. O que os psicólogos evolutivos fazem é redescobrir o óbvio. Todos sabem que homens velhos gostam de mulheres mais jovens. E que as mães amam seus filhos. Comportamentos como esse são apresentados como se fossem grandes novidades. Mas são evidentes. E há um certo exagero na tentativa de provar que tudo na sociedade tem origem evolutiva. Um exemplo desagradável: pela lógica da evolução, o estupro pode ser compreendido como uma forma mais eficiente de um macho propagar os genes. No entanto, a evolução também nos deu consciência, com a qual podemos decidir que a maneira correta de se comportar não é sair por aí violentando mulheres. Isso prova que explicações evolutivas sobre certos comportamentos humanos são muitas vezes incorretas, inúteis e, na melhor das hipóteses, ingênuas. Nem tudo é evolução.


Darwin ensinou a humanidade em relação a seu lugar no mundo, ao revelar sua origem comum com a dos outros seres vivos?
Isso é apenas em parte verdade. Em muitos aspectos, Darwin nos deu instrumentos para sermos ainda mais arrogantes, ao reforçar aquilo que nos distingue dos outros animais.


 

Biogênese vs Abiogênese Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Taiane Rodrigues for Bio Curtição